sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MASSOTERAPIA

Do Dicionário:
“sf (ma-sso-terapia) Med Tratamento por massagens.”
Em nosso país a técnica da massoterapia é executada pelo profissional denominado como massoterapeuta e envolve um conjunto de técnicas de massagens que trabalham fatores no corpo e na mente e podem proporcionar resultados como: alívio do stress, sensação de bem estar, diminuição de dores musculares, possível melhora da circulação sanguínea, da flexibilidade e aumento da qualidade de vida.
O curso de massoterapia qualifica o profissional para trabalhar em empresas públicas como privadas como por exemplo: clínicas de estética, de reabilitação, spas, clubes esportivos, centros estéticos entre outros locais aplicando um conjunto de técnicas de relaxamento, estética e até terapêutica.
O massoterapeuta é o profissional responsável por selecionar a melhor técnica que será utilizada em cada paciente. Ele tem profundo conhecimento sobre a anatomia humana, fisiologia,  articulações, músculos e realiza uma análise minuciosa do caso.
 
Utiliza um conjunto de técnicas orientais e ocidentais, com aplicações terapêuticas, de estética e relaxamento para trabalhar os tecidos musculares externos e internos auxiliando no combate a dores e tensões musculares, proporciona o relaxamento muscular e uma sensação de bem estar.
 
Determinados movimentos de massagens orientais como ocidentais, trabalham a parte física como por exemplo aumentar a flexibilidade, reduzir dores musculares enquanto outras são mais indicadas para diminuir o stress e proporcionar o relaxamento da musculatura. Outras técnicas  podem ser  utilizadas para melhorar o sistema linfático, muscular e circulatório.
 
O profissional que realiza o curso de massoterapia está preparado para criar um plano de ação com um conjunto de técnicas de massagens à partir da necessidade de cada cliente. O massoterapeuta, escolhe o conjunto de técnicas terapêuticas, de relaxamento e estética que será utilizada para o problema reportado pelo(a) paciente.
 
O stress causado no dia-a-dia ocasiona fatores negativos para o corpo e mente do ser humano, geralmente identificados como: mudança de comportamento, tristezas, ansiedade, irritabilidade, nervosismo, dores musculares, insônia, cansaço, fadiga entre outros sintomas. Massoterapia, é um "tratamento" realizado através de movimentos de massagens, quando o conjunto de técnicas é aplicada de forma correta consegue diminuir consideravelmente os fatores negativos citados anteriormente  melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
 
Vários benefícios físicos e mentais podem ser alcançados através da terapia através da massagem como: redução significativa do stress, sensação de relaxamento e bem estar, diminuição da pressão sanguínea, melhoria da circulação sanguínea, diminuição de dores musculares entre outros.
 
Através do curso o aluno será treinado para aplicar um conjunto de técnicas e conceitos de massagens: orientais, ocidentais, terapêuticas, estéticas e de relaxamento.
 
 
Algumas técnicas que fazem parte da massoterapia:
 
Massagem Relaxante
É realizada aplicando movimentos firmes e suaves sobre os tecidos do corpo proporcionando principalmente o relaxamento muscular e sensação de bem estar.
 
Massagem tradicional Chinesa
Durante milhares de anos a China desenvolveu e melhorou as massagens que são utilizadas como um tratamento completar para os mais variados problemas de saúde.
 
Drenagem Linfática
Técnica de massagem que tem o objetivo de trabalhar o sistema linfático e retirar os líquidos que ficam acumulados entre as células do nosso corpo.
 
Shiatsu
É uma das técnicas da massoterapia, executada com movimentos de pressão em determinados pontos de energia do corpo conhecidos como meridianos ou pontos de acupuntura. Pode proporcionar, melhorias no sistema digestivo, nervoso, respiratório, circulação sanguínea.
 
Reflexologia Podal
A reflexologia podal é executada com movimentos de pressão em canais de energia localizados em nossos pés, o conceito dessa técnica é que em nossos pés existem ligações diretas ou indiretas com órgãos vitais de nosso corpo.
 
Shantala
Originária da índia consiste na aplicação da massagem em bebês e proporciona: benefícios para saúde e melhorias na comunicação e interação entre pais e filhos.
 
Quick Massage
A quick massage é indicada para pessoas que procuram o alivio de dores, fadiga, stress, dores musculares, aumento da concentração porém precisam de um atendimento rápido e não podem esperar.
 
 
Alguns benefícios:
 
* Alívio da tensão e dores musculares;
 
* Diminuição considerável do stress, ansiedade, irritabilidade, fadiga;
 
* Auxilia na remoção de toxinas através da corrente sanguínea e posteriormente pela urina e fezes;
 
* Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico;
 
* Melhora a circulação sanguínea;
 
 
Somente inicie uma sessão de massagem após consultar um médico especialista, para que seja realizado uma avaliação para verificar quais são as indicações e contra-indicações das técnicas de massagens selecionadas para seu tratamento.

Saiba mais sobre Massagem >>> FONTES

Massoterapia

Medicina Complementar

Curso Técnico de Massoterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário